A maior potência da Terra escolhe o seu novo presidente amanhã (8), a disputa segue voto a voto entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. Alguns estados decisivos seguem indecisos e mostram os dois candidatos praticamente empatados.
Vale lembrar que o voto americano é facultativo, isto é, os eleitores não são obrigados a votar. Por isso, os dois candidatos reforçaram o discurso da importância do ato de votar. Também é importante ressaltar que as eleições são indiretas, o eleitor vota, mas o colégio eleitoral é quem define para qual candidato irá os delegados daquele estado determinado.
A Flórida se tornou o estado mais disputado entre os candidatos, com 29 delegados em disputa, as pesquisas mostram empate técnico, aumentando a atenção dos democratas e republicanos. Tradicionalmente, a região sul da Flórida vota no Partido Democrata, no entanto, a região norte vota no Partido Republicano.
Somando os delegados de todos os estados americanos, obtém-se 538 delegados, para se tornar eleito, é necessário conquistar a metade mais 1, dessa maneira, o número mínimo suficiente se torna 270 delegados. Quem vencerá? Essa é uma pergunta que o mundo deseja saber.
(Foto de Kevin Lamarque/Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário