Movimentado com Lançamentos, Realidade Virtual e Mercado mobile, relembre a ousadia dos games em 2016!

Nos últimos anos, o mercado de entretenimento cresceu e neste período o aclamado setor dos games já ultrapassou barreiras como a indústria do cinema e da música. Hoje, a área de games é considerada maior do que as duas indústrias juntas, o que gerou um grande crescimento global de produção e desenvolvimento de jogos para dispositivos eletrônicos.

2016 foi mais um ano de crescimento, principalmente no Brasil, onde a área de games evoluiu e se tornou mais 'firme', mesmo com a crise econômica presente no país. Com um período de grandes lançamentos para as mais diversas plataformas atuais, como o Xbox, PlayStation, Nintendo, PC e smartphones, confira aqui, os maiores destaques de 2016, fracassos e também os mais movimentados ramos da indústria gamer no ano que está se findando. Marcado por seus lançamentos, pela tecnologia VR e AR (Realidade Virtual e Realidade Aumentada) e pelo crescimento do mercado mobile, 2016 foi um ano ousado para os games.

Lançamentos/Melhores do Ano

Lançamentos não faltaram em 2016, dentre títulos icônicos aos mais nostálgicos, o ano foi marcado por marcas de qualidade para as mais variadas plataformas. Relembrar a trajetória do ano, com os lançamentos mais impactantes não é uma tarefa fácil, mas para quem é fã de verdade, é muito prazeroso e intuitivo.

Movimentado com FPS, RPG e ação/aventura, títulos como Overwatch (Eleito o Melhor do Ano na TGA16), Uncharted 4 (Eleito o Jogo com Melhor Narrativa e Performance na TGA16), DOOM (Eleito o melhor Jogo de Ação e com Melhor Trilha Sonora na TGA16), Pokémon GO (Eleito melhor Jogo Mobile e para a Família na TGA16) estiveram no auge do ranking popular gamer, além de vários outros games fantásticos e bem desenvolvidos.

Este, foi o ano também, de desenvolvedoras pequenas mostrarem seu potencial. Jogos indies como That Dragon Cancer e Inside, da Nominous Games e Playdead, respectivamente, representaram o mundo dos games de uma forma tendencial satisfatória. Ambos os games foram premiados no The Game Awards 2016, recebendo prêmios de Jogo Impactante e Melhor Jogo Independente/Melhor Direção do Ano.

No geral, as ondas de lançamentos, mostraram que 2016, não foi somente um ano excelente para os games, mas mostrou a velocidade fantástica em que a indústria de desenvolvimento de jogos está se locomovendo. O futuro será brilhante e inovador para as desenvolvedoras atuais e as que ainda virão, realidade virtual e mercado mobile serão os focos.

Fracassos do Ano

Nem tudo são flores durante os 12 meses de um ano, e no mundo dos games, isso não é diferente, decepções e fracassos também marcaram o ano de 2016. Com jogadas, digamos, "sensacionalistas" no ano de 2015, games que foram sendo esperados com expectativa e animação, viraram motivo de piada e de certa forma, mostraram indignações para aqueles mais chegados no mundo gamer. Relembre aqui um pouco da trajetória dos maiores fracassos do ano.


Com uma visão otimista, o projeto que teve seu desenvolvimento iniciado em meados de 2015 pela Comcept USA e Inti Creates, foi um verdadeiro fracasso. Chamado de Mighty no 9 e apelidado pelo público gamer como o "Novo Megaman", o jogo foi lançado para dez plataformas, entre as mais famosas, o PS4, Xbox One, PC, 3DS e Wii U.

No entanto, com uma história e um enredo sem muita empolgação, além do design totalmente desequilibrado, a crítica caiu em cima do jogo, deixando-o em uma média horrível e sendo um dos indicados a receber o prêmio de pior jogo do ano, caso o mesmo existisse.

Com uma média negativa de 52 pontos de 100 no Metacritic, a mídia especializada detonou o jogo para todas as plataformas. Além disso, a pontuação dos usuários também foi extremamente péssima, ficando com 3.5 na média.

Outra frustração de 2016, foi o desejado No Man's Sky da Hello Games. Vencedor do prêmio "Jogo Mais Esperado de 2016", durante o The Game Awards 2015, No Man's Sky tinha tudo para ser um sucesso absoluto no ano que se sucedeu. Com trailers e vídeos em gameplay exclusivos, mostrando toda a beleza e desenvolvimento do jogo, a Hello Games mostrou-se motivada e bem firme em relação ao game de exploração espacial para PS4 e PC.

No entanto, em agosto de 2016, assim que lançado, de mais esperado, o jogo aparentemente se tornou, talvez, o mais odiado perante os fãs de games. Com centenas de bugs em seu lançamento, o jogo foi classificado como "propaganda enganosa", pois durante a divulgação do mesmo, a Hello Games simplesmente o mostrou como uma verdadeira obra prima, mas revestida com buracos graves.

Como em todo game, alguns bugs são aceitáveis, no entanto, a Hello Games simplesmente desapareceu, não dando aos seus fãs as devidas respostas de atualização ou concerto de tais erros. Foi aí, que os fãs se enfureceram e as vendas do jogo decaíram gradualmente. Finalmente no final de novembro, a desenvolvedora revelou, em entrevista que as devidas correções seriam feitas no game, mas já era tarde demais.

A crítica especializada detonou o game, e juntamente com Mighty no 9, No Man's Sky se tornou um dos grandes fracassos do ano com direito a prêmio, caso houvesse.

Outros grandes títulos decepcionaram o público, quanto a crítica. Podemos incluir nesta lista ReCore, Gears of War 4, Star Fox Zero, Metroid Prime.

Mercado Mobile


2016 marcou, sem dúvida alguma, a entrada da Nintendo no mercado mobile, e de certa forma, isso super impulsionou a vendas de smartphones no mundo todo. A Nintendo sempre evitou o contato direto com os aparelhos mobiles, inclusive, o antigo presidente da companhia, Satoru Iwata era contra, no entanto era necessário.

Em 2015 a empresa japonesa iniciou uma parceria com a desenvolvedora mobile DeNa para a produção de cinco games para os dispositivos. O primeiro resultado foi o simples Miitomo, no entanto, o mesmo não foi classificado como um jogo e sim como um aplicativo social, apenas.

No entanto, em 2016, isso mudou. O mundo estourou com dois grandes lançamentos da Nintendo, bom, para ser sincero, um grande lançamento da Nintendo, pois Pokémon GO foi desenvolvido pela Niantic, desta forma a empresa japonesa não teve muito envolvimento.

Lançado em 06 de julho de 2016 em países como os Estados Unidos e Austrália e em 03 de agosto no Brasil e mais tarde em outros países, Pokémon GO impulsionou de maneira bombástica o mercado mobile atual. Com uma estimativa de que o jogo não seria tão relevante assim, isso calculado pela própria Niantic/The Pokémon Company, o game estourou e virou um fenômeno mundial, fazendo a franquia de monstrinhos de bolsos mais popular do mundo decolar de tanto sucesso. Em um dia o jogo superou grandes sucessos que já então estavam no mercado mobile, como Clash Royale e Clash of Clans da Supercell, além de entrar para o topo do Play Store (Android) e iTunes (iOS).

Com a tecnologia AR (Realidade Aumentada) sendo o destaque principal, o objetivo do jogo era sair pela sua cidade em busca de Pokémon para capturar. Além disso, também poderia ser acessado durante esta "jornada", lugares antigos ou destaques da cidade, onde haveriam os "PokéStops", locais para obter itens diversos, como Pokéballs, etc. O jogo também conta com uma pulseira especial que vibra e sinaliza quando o jogador se aproxima de um determinado monstrinho, a mesma foi nomeada de Pokémon GO Plus.


O jogo renderizou milhões para a Niantic e The Pokémon Company, mas como a Nintendo não estava 100% envolvida no projeto, suas ações caíram. Hoje, Pokémon GO, certamente não é mais o fenômeno de julho a agosto deste ano, mas existem fãs que ainda jogam, até porque a Niantic está pensando rápido e criando estratégias para atrair os fãs como eventos especiais, como o de Halloween que ocorreu em outubro e o de fim de ano que está ocorrendo agora.


Hoje, Pokémon GO já conta com diversas melhorias, mas a Niantic diz que há muito o que trabalhar ainda, inclusive, o game já pode ser acessado no Apple Watch, o relógio de pulso inteligente da Apple.





Além de anunciado que Pokémon GO estaria à caminho do Apple Watch, em setembro de 2016, durante a conferência da Apple nos Estados Unidos, a Nintendo finalmente anunciou seu primeiro jogo mobile para os smartphones da Apple (iPhone). Chamado de Super Mario Run, o game foi lançado em 15 de dezembro para iOS e será lançado em 2017 para Android. O jogo tem como objetivo conquistar todos os mundos clicando na tela do seu aparelho e fazendo Mario, Luigi, Toad, Yoshi, Peach ou Toadette pular por obsetáculos, recolhendo moedas e derrotando vilões enquanto correm sem parar pelos mapas temáticos montados e criados por Shigeru Miyamoto.

Mesmo sendo pago, e sendo necessário liberação de fases, após as três primeiras fases, o jogo estourou no iPhone e em apenas um dia já quebrou os recordes de Pokémon GO, com mais de 50 milhões de downloads. O jogo lucrou muito, fazendo as ações da Nintendo aumentarem rapidamente, mas despencarem, pois o game ainda não foi lançado para Android.


Para 2017, a Nintendo planeja lançar mais três jogos para dispositivos móveis, isso, segundo relatos do então presidente da empresa, Tatsumi Kimishima.

Lançado em 06 de janeiro de 2016, outro sucesso para os dispositivos móveis veio da Supercell, empresa de desenvolvimento de games mobile da Finlândia. Assim como o jogo anterior da Supercell, conhecido como Clash of Clans, Clash Royale foi um verdadeiro sucesso no início deste ano, e até hoje está no topo da lista dos mais jogados da Play Store do Android.

Conhecida pelos seus jogos de PVP e batalhas medievais para dispositivos móveis. A Supercell revelou que tem mais planos para continuar o sucesso dos dois jogos e que planeja atualizações, principalmente para Clash Royale no futuro.


Realidade Virtual: Oculus Rift, PlayStation VR e HTC Vive

A Tecnologia VR (Realidade Virtual) passou os últimos anos, sendo aquela ideia inovadora no mundo da tecnologia, principalmente no mundo dos games e em 2016, ela finalmente chegou entre nós. Três principais equipamentos de realidade virtual foram lançados neste ano, sendo eles: Oculus Rift, PlayStation VR e HTC Vive.

Lançado em março de 2016, o Oculus Rift é o óculos de realidade virtual da Microsoft em parceria com a Oculus VR.

Enquanto isso, o PlayStation VR é o óculos oficial da Sony e foi lançado em outubro de 2016. Já o HTC Vive é o óculos da HTC em parceria com a Valve e foi lançado em abril de 2016.

Os três equipamentos mostraram aos seus usuários experiências impressionantes quanto a realidade virtual e estes vieram para fornecer um complemento bem distinto para os consoles atuais do mercado. No entanto, ainda há muito o que se fazer, em 2016 vimos um pouco do que está por vir, pois o alto custo desses aparelhos é um dos problemas para a popularização dos mesmos.

A realidade virtual chegou para ficar, isso é certo, no entanto, ainda tem um longo caminho a percorrer, começando por novos títulos jogáveis, que em 2016 não foram muitos, deixando o mesmos ainda, um pouco distantes.

Novas versões de consoles e relançamentos clássicos

O ano de 2016, além de muitos lançamentos de games, também nos trouxe uma variedade de novidades, incluindo novas versões dos atuais consoles da Microsoft (Xbox One) e da Sony (PlayStation 4).
Além disso, empresas como a Nintendo e Tectoy também não ficaram para trás e anunciaram relançamentos de seus consoles mais clássicos, porém em forma minimizada. Encontre aqui todos os detalhes destes lançamentos.


Foram lançados em agosto e setembro deste ano, respectivamente, as novas versões do PlayStation 4 e do Xbox One, sendo estes chamados de PlayStation 4 Slim e Xbox One S.

Ambas as novas versões são mais compactas, mais pequenas e levemente mais poderosos que os consoles anteriores. Estes, rodam vídeos em Blu-ray e 4K, porém não jogos como acontece com a versão mais poderosa do PlayStation 4, lançada em novembro e também a futura versão do Xbox One, que tem data prevista para lançamento no final de 2017.









O PlayStation 4 Pro foi anunciado em agosto, durante o PlayStation Meeting e foi lançado em 15 de novembro. O console foi considerado o mais potente da atualidade e possui o poder de processamento maior que o PS4 padrão e possibilita rodar games em 4K e 60fps. Todos os jogos lançados para o PS4 comum rodarão no Pro, sendo que alguns títulos terão uma performance melhor no novo aparelho da Sony. No entanto, no último trimestre, a Sony não ficou em bons lençóis, pois o lançamento do Slim e do Pro em pouquíssimo tempo de intervalo, gerou baixas vendas, principalmente na versão mais potente do mesmo, até porque é necessário, também uma TV com suporte a 4K para utilizar a configuração.

Em concorrência ao PlayStation 4 Pro, está a Microsoft com seu ainda console misterioso para 2017, o Project Scorpio, que segundo o chefe da divisão do Xbox, Phil Spencer, este será melhor e muito mais potente que o novo console da Sony, além de ter um custo menor que o adversário.





A Nintendo também não ficou de fora, e de surpresa lançou uma versão moderna do Nintendinho.

Em uma versão minimizada do console clássico da Nintendo, o NES Mini ou Mini NES cabe na palma da mão e tem conexão HDMI. Diferente do antigo, este não aceita cartuchos, mas contém cerca de 30 jogos na memória.

As vendas do clássico console, mas na versão minimizada foram um sucesso, e em novembro, ultrapassaram vendas de consoles atuais como o PlayStation 4, Xbox One, Nintendo 3DS e Nintendo Wii U, no predominante mês. Além disso, lojas tiveram seus estoques esgotados em poucas horas e filas imensas surgiram em lojas famosas dos Estados Unidos, Canadá e várias partes do mundo.

As vendas o NES Mini foram tão avassaladoras que em um mês venderam o que o Nintendo Wii U levou um ano para vender.


Em reviravolta disto, a Tectoy aqui no Brasil anunciou que irá relançar o popular Mega Drive com design idêntico a versão clássica e disponibilizará de entrada para cartuchos.














Além dos consoles, este ano a franquia Pokémon comemorou 20 anos de existência e para homenagear, a Game Freak liberou no Virtual Console do Nintendo 3DS as versões de Pokémon Red, Blue & Yellow, os primeiros jogos da franquia.





A Sony, por sua vez, também anunciou durante a E3 2016, que uma remasterização dos três primeiros jogos de Crash Bandicoot serão lançados para o PlayStation 4 em 2017. O jogo terá como nome de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy e está sendo remasterizado pela Activision.


E ainda, durante o San Diego Comic Con em abril deste ano, a SEGA revelou que o clássico jogo do ouriço azul, conhecido como Sonic Mania será relançado para as mais variadas plataformas de games em 2017.


Anúncios

Além de lançamentos, em 2016, não faltaram anúncios bombásticos para o público gamer. Com uma gama de games sendo anunciados nos principais eventos como a E3, PlayStation Experience e outras conferências, o ano não passou em branco e trouxe novidades para a próxima temporada.

Com rumores desde 2015, o tão aclamado Nintendo NX, como era chamado, finalmente foi revelado em outubro deste ano. Agora chamado de Nintendo Switch, o mesmo é o primeiro console híbrido da Nintendo, isto é, tanto portátil como um console de mesa/doméstico.
O console foi tão bem recebido pelo público que já conta com mais de 20 milhões de visualizações no Youtube e durante a primeira semana esteve no TOP 10 dos mais assistidos.
A Nintendo pretende com o Switch, não cometer os mesmos erros do Nintendo Wii U, que não chegou a ultrapassar 15 milhões de unidades vendidas até o final deste ano. Certamente, o Nintendo Switch será um motivo para a empresa japonesa se reerguer, já que tem motivos de sobra para fazer isso, com franquias como Zelda, Mario e Pokémon ao seu lado.


Também anunciado em outubro, alguns dias antes do Nintendo Switch, Red Dead Redemption 2 também foi um destaque de 2016.
Conhecido como um ótimo jogo de ação e aventura, principalmente para os que curtem faroeste, a segunda versão está sendo desenvolvida pela Rockstar Games e fãs estão ansiosos por seu lançamento no final de 2017.


E para finalizar o ano, em dezembro, durante o PlayStation Experience foi anunciado a continuação de The Last Of Us, produzido pela Naughty Dog e que será publicado para PlayStation. Chamado de The Last Of Us Part II, o jogo foi aplaudido de pé, durante a cerimônia da Sony em 05 de dezembro. O jogo pretende retornar com a personagem Ellie. 





eSports na TV e Brasil no auge

O cenário de competições de jogos eletrônicos (eSports) vem crescendo ano a ano no Brasil, e este ano não foi diferente. Comandado por League of Legends, este ano o eSports atingiu em massa o auge com transmissões pela TV. A final do CBLoL foi transmitida em julho pela Sportv e teve audiência de 1,4 milhões de pessoas. No mesmo mês, a ESPN mostrou as finais do torneio de Street Fighter V no EVO 2016, resultando em uma audiência de 200 mil pessoas.

Em setembro, o Sportv transmitiu novamente um torneio de League of Legends, o Internacional Wildcard e cerca de 2,3 milhões de pessoas assistiram o evento.

Além disso, foi o momento em que a equipe brasileira de eSports (INTZ) se classificou para o mundial de jogo da Riot Games. O Brasil, em 2016, ganhou ainda mais força em competições internacionais, pois além da equipe de LOL seguir para o mundial, Thomas Proença, conhecido como "Brolynho" foi o terceiro brasileiro seguido a participar do Capcon Cup.

Outro destaque também são os jogadores brasileiros de eSports que se encontram no exterior e fazem parte de outros times, é o caso da SK Gaming de CS: GO. O time ganhou dois torneios principais da Valve, e um dos membros do time, o brasileiro Marcelo David, conhecido como "coldzera" ganhou o prêmio de melhor jogador de eSports do ano, durante o The Game Awards 2016.


Muitas coisas aconteceram no mundo gamer em 2016, e sabemos que em 2017 não será diferente!

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